Como fazer o Cadastro Morar Bem 2016

Já conhece o programa Morar Bem do DF? Se não, recomendo a leitura deste artigo, onde mostramos o que é, e quem tem direito ao Programa habitacional do governo do Distrito Federal. Se já conhece o Morar Bem podemos continuar com nosso artigo, onde vamos ensinar a como fazer o cadastro no programa, agora em um novo site.

Este artigo está separado em duas partes, na primeira mostramos a documentação necessária e na segunda como realmente fazer a inscrição.

Quem pode se inscrever no Programa Morar Bem

Neste momento vamos tentar esclarecer a lei Nº 3.877/2016 do DF que rege os programas habitacionais do DF, caso tenha alguma dúvida não deixe de comentar 😉 Para ter direito a um imóvel pelo programa Morar Bem tem que estar de acordo com os seguintes termos:

  1. Ter 18 anos completos
  2. Morar há pelo menos 5 anos no DF
  3. Não ter residência no DF há pelo menos 5 anos
  4. Não receber mais que 12 salários mínimos

Estes itens são os principais, mas caso queira saber por completo é recomendado a leitura desse nosso artigo: Morar Bem o que é e quem tem direito.

Documentação necessária para realizar o cadastro no Morar Bem 2016

No primeiro momento que é quando você faz o cadastro online, não é preciso uma documentação muito complexa, muito menos levar em algum lugar, só depois que é necessário.

Para a inscrição online é necessário informar:

  1. Nome Completo
  2. CPF
  3. Renda Pessoal
  4. Endereço

Vale lembrar que o mesmo é solicitado para os membros da família, que não podem ter um grau de parentesco muito distante de você. Veja abaixo a lista de parentesco:

  1. Cônjuge;
  2. Companheiro (inclusive relações homoafetivas) desde que comprove união estável;
  3. Pessoa incapaz sob guarda de seu tutor;
  4. Bisneto, neto, irmão, somente se deter guarda judicial;
  5. Dependentes que estejam cursando ensino superior caso os mesmos tenham até 24 anos;
  6. Menores de 21 anos desde que tenham guarda judicial;
  7. Filhos/enteados de qualquer idade.

Vale destacar que com o atual critério de avaliação cada dependente equivale a quinhentos pontos e no máximo a 2.500 pontos acumulados.

Como fazer a inscrição no Morar Bem 2016

Inscricao_morar_bem

Até este momento ainda não tivemos acesso ao sistema do programa morar bem, logo o nosso tutorial segue sem imagens, porém assim que o programa abrir será possível melhor ilustrar o passo a passo:

Cadastro no site

Ao iniciar o cadastro são pedidos dados básicos de acesso tais como login e senha, além de um e-mail válido. Lembre-se que tais dados são de suma importância na hora de refazer o cadastro ou atualizar algum dado no cadastro.

Dados Pessoais

Aqui agora, você vai informar os dados conforme explicado no tópico logo no início desse post, aqui deixamos um alerta, se você ficar cadastrado como FAIXA I é preciso tomar algumas medidas, veja este artigo para descobrir quais: Clique Aqui

Formação Familiar

Seguindo as regras expostas sobre quais são os graus de parentesco permitidos, vale lembrar que acima de 5 parentes inclusos, em seu cadastro já não fará mais diferença na sua classificação se você adicionar mais parentes.

Dica: Sabendo que parentes que são adicionados na sua formação familiar não podem ter um cadastro individual no programa Morar Bem, logo acima de 5 membros é melhor deixá-los participar com seus cadastros individuais em vez de tentar fortalecer um.

Conclusão

Ao final do cadastro, você vai poder revisar os seus dados – preste atenção neste momento – e depois submeter o cadastro, logo em seguida é só esperar sair a primeira classificação.

 

Ficou com alguma dúvida? Não deixe de comentar 🙂

Quer colaborar com o autor do texto? Comente também 🙂

37 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.